Dons e Ministérios
“Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros.”
DEFINIÇÕES DOS DONS MINISTERIAIS
O DOM DE APOSTOLO (OU OBREIRO APOSTÓLICO)
Alguém enviado com autoridade e poder para comunicar as Boas Novas do Reino de Deus, resultando na formação de igrejas com fundamentos bons quanto à sã doutrina e ao governo saudável.
O DOM DE PROFETA (PREGAÇÃO/DECLARAÇÃO INSPIRADA)
Alguém chamado para proclamar a verdade de Deus. (note a definição de profecia como dom motivacional. A diferença é que o profeta é uma pessoa dada à igreja e profecia é um dom dado à pessoa).
O DOM DE EVANGELISTA
Alguém chamado para compartilhar as Boas Novas do Reino de Deus com pessoas incrédulas, de tal forma que elas cheguem a serem discípulas de Cristo e membros responsáveis do corpo de Cristo, que sabem como evangelizar outros.
O DOM DE PASTOR (MINISTRAR AO POVO DE DEUS)
Alguém chamado ao ministério para amar, discipular, equipar e guiar outros crentes, ajudando-os a serem saudáveis, individualmente e em conjunto, e ajudando-os a se reproduzirem.
O DOM DE MESTRE
Alguém chamado para procurar, sistematizar e apresentar as verdades da Palavra de Deus de tal forma que outros aprendam. (note a definição do dom de ensino como dom motivacional. A diferença é que o mestre é uma pessoa dada à igreja e o ensino é um dom dado à pessoa).
A RELEVÂNCIA DO DOM MINISTERIAL
A igreja existe para ser uma comunidade de ministério. Na igreja de Cristo, ninguém tem autonomia para se autonomear para o ministério. Pastores, Presbiteros e diáconos, todos, sem exceção, precisam ser chamados por Deus para servir nesses ofícios. (Hb: 5.4)
O PROPÓSITO CENTRAL DOS DONS MINISTERIAIS
Segundo Efésios 4.12, os dons ministeriais têm como finalidade o