Dons e ministérios
DONS E MINISTÉRIOS NO NOVO TESTAMENTO
CAÇADOR 2012 INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR SELMO DARLAN DIAS
RESUMO
Diferente do Antigo Testamento, no Novo
Testamento o termo ministério se refere a um trabalho todo especial, é uma dádiva divina,pois estão sobre o controle divino.
Professora: Ester Santiago
Palavra Chave: Leitourgos, Huperetes e Diáconos.
CAÇADOR 23/04/2012
1- Introdução: A principal característica do ministério cristão é o serviço. Pois Cristo veio para o mundo para servir e não para ser servido.
Leitourgos, Huperetes e Diáconos.
Leitourgos: Esse termo no português significa “liturgia”, referindo-se a um trabalhador público , que presta serviços ao estado, isso fala em Romanos 13.3-6.
A palavra liturgia com o passar dos séculos, no cristianismo passou a ser a linguagem, gestos, cânticos e paramentos usados no culto público e outras reuniões de adoração a palavra de Deus.
Também significa corpos santificados, ou seja, separados para Deus e dedicados a seu serviço.
Huperetes: Significa o trabalhador ou remador simples de um navio de escravos,ou quem ajuda o remador, sempre trabalhando sob ordens de um superior.
Hperetes se refere também a um assistente da sinagoga, onde seu trabalho era abrir e fechar o prédio, cuidar dos livros utilizados nos cultos e ajudar o sacerdote ou mestre na adoração(Lucas 4.20), também em outros livros na Bíblia aparece como oficial de justiça, ajudante cooperador e também como ministro.
Diáconos: o termo Diakonos é a submissão ao serviço cristão como está em Mateus 20.26 e marcos 10.43, tanto os apóstolos