DONS E MINISTERIOS
Prof. Nair Alves Dias
Instituto Teológico Quadrangular
Dons e Ministérios
10/05/2014
RESUMO
Neste estudo aprenderemos o que são dons, qual é o propósito dos dons ministeriais (dom de apostolo, profeta, evangelista, pastor e mestre), dons motivacionais (dom de profecia, ministério, ensino, exortação, contribuição, presidir, misericórdia).
PALAVRAS – CHAVES: dons, espírito, pessoas.
INTRODUÇÃO
O que são dons? Os dons são aptidões que o Espírito Santo dota aos que foram chamados por ele, são capacidades dadas por Deus, aos crentes para que sirvam a Deus. E propósito dos dons é a edificação da igreja. Se a prática dos dons, não edificar o corpo, eles não têm valor. Em I Coríntios: 14:12 diz:” Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja”.
DESENVOLVIMENTO
Dons ministeriais têm por finalidade o aperfeiçoamento dos santos, desempenho do ministério e aperfeiçoamento do Corpo de Cristo. Em Efésios 4: 11 a palavra diz “alguns para apóstolos, outros para profetas. Assim, estes dons não são para todos, apenas para alguns fazerem a “obra do ministério”, por isso os chamamos de “dons ministeriais”.
Dom de Apostolo: alguém enviado com autoridade e poder para comunicar as boas novas do reino de Deus.
Dom de Profeta: possuidor deste dom é poderosamente motivado por Deus a ser seu porta-voz, o canal através do qual o Senhor suprirá necessidades espirituais de indivíduos ou grupos, dentro ou fora da igreja.
Dom de Evangelista: alguém chamado a compartilhar as Boas Novas do reino de Deus com pessoas incrédulas, de tal forma que elas cheguem a ser discípulos de Cristo que sabem como evangelizar os outros.
Dom de Pastor: alguém chamado ao ministério de amar, discipular, equipar e guiar outros crentes, assumindo a responsabilidade de tratar, individual e coletivamente de suas necessidades espirituais,