Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos
Pesquise as normas relativas ao gerenciamento de resíduos aplicáveis à instituição onde trabalha e à luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos e dos conteúdos abordados na apostila e prepare um breve Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos, detalhando as ações necessárias para a correta destinação dos efluentes líquidos, emissões de gases e resíduos sólidos. O trabalho deve conter no mínimo a identificação da instituição, qual a principal atividade que desempenha, os principais resíduos, efluentes e emissões geradas pela atividade e a proposta de destinação, incluindo as propostas de auditorias periódicas para verificação da destinação dos resíduos.
A unidade hospitalar onde está baseada esta pesquisa é a Policlínica Piquet Carneiro, uma instituição ambulatorial pertencente a UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, que é composta de ambulatórios, laboratório, centro cirúrgico e CME (Central de Material e Esterilização), possui internação funcionando apenas como hospital dia.
Todas as suas fases de manejo (segregação, condicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final) são realizadas por empresas terceirizadas não possuindo assim um Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos próprio. As informações obtidas junto a direção da unidade discorrem a respeito do destino final dos resíduos, que são elas:
Os resíduos são segregados em sacos de cores distintas, e monitorados por espécie:
Todos os resíduos gerados no Hospital são transportados internamente em carros específicos, designados para o transporte de resíduos, sendo que o infectante é separado dos demais.
Os resíduos têm destinação rigorosamente de acordo com normas vigentes:
Resíduos do GRUPO A (Biológico) e do GRUPO E (Perfurocortante), são encaminhados para incineração.
Resíduos do GRUPO B (Químico), são encaminhados para um ARIP - Abrigo para Resíduos Perigosos.
Resíduos do GRUPO D (Comum), são encaminhados pela Coleta