Aranhas peçonhentas
Unidade Acadêmica de Serra Talhada
Bacharelado em Ciências Biológicas
Aranhas Peçonhentas
Serra Talhada 16 de janeiro 2015
(Universidade Federal Rural de Pernambuco)
(Unidade Acadêmica de Serra Talhada)
Alunos: Edson Alves de Queiroz , Erivelton Cavalcanti e Sheila Oliveira
Serra Talhada 16 de Janeiro 2015
Introdução:
Existem aproximadamente 35 mil espécies de aranhas habitando praticamente todas as regiões do mundo; Todas são predadoras e carnívoras, alimentando-se de insetos, mas algumas podem alimentar-se de animais maiores como lagartixas, rãs, peixes e até filhotes de aves; Muitas têm hábitos domiciliares e peridomiciliares. Apresentam o corpo dividido em cefalotórax e abdômen; No cefalotórax articulam-se os quatro pares de patas, um par de pedipalpos e um par de quelíceras, onde estão os ferrões utilizados para inoculação do veneno (AZEITÃO. NET).
Morfologia
As aranhas apresentam o corpo dividido em uma parte anterior, o cefalotórax ou prosoma, e uma parte posterior, o abdômen ou opistosoma, ligados por uma estreita haste, o pedúnculo. O conjunto de cabeça e tórax é revestido externamente por uma carapaça quitinosa (AZEITÃO. NET).
Figura 1
Fonte: http://www.geocities.ws/apotecionegro/arac.html
As quelíceras constituem o primeiro par de apêndices da cabeça e constituem-se de dois segmentos, um largo e forte, chamado basal, e o terminal, em forma de garra ou ferrão. O ferrão é feito de quitina espessa, geralmente negra, e termina em ponta muito fina; As garras de uma aranha são usadas para segurar, picar e triturar a presa; A maioria das aranhas usa veneno para matar suas presas; Na ponta das garras ficam duas estruturas semelhantes a seringas, ocas e pontiagudas, usadas para picar o corpo da presa e injetar o veneno, que é produzido em glândulas especiais; O segundo par de apêndices da cabeça é formado pelos palpos, que têm aspecto