animais pesonhentos
acd:Antonia M.DA SILVA
Animais Peçonhentos
As serpentes, também chamadas popularmente como cobras, são animais vertebrados que pertencem ao grupo dos répteis. São consideradas por muitas pessoas como animais amaldiçoados, estórias ligadas à bíblia, e mistificadas em muitas culturas.
Pertencem a ordem Squamata, juntamente com os lagartos, pelo fato de seus corpos serem recobertos de escamas, o que lhes confere um aspecto às vezes brilhante, às vezes opaco, ou ainda uma aspereza quando tocadas. As serpentes como outros répteis não conseguem controlar a temperatura de seu corpo, por isso são chamados de animais ectotérmicos ou, mais popularmente, animais de sangue frio. Isso implica que ao tato elas pareçam frias, pois sua temperatura é muito próxima à do ambiente em que elas se encontram. As serpentes podem ser classificadas em três grupos básicos: as peçonhentas, isto é, aquelas que conseguem inocular seu veneno no corpo de uma presa ou vítima, as não peçonhentas, as que não inoculam veneno e as semipeçonhentas, que possuem dentes ligados a glândulas de veneno, porém os dentes inoculadores situam-se na região posterior da boca, o que dificulta a inoculação de veneno. No Brasil todos os tipos podem ser encontrados nos mais diferentes habitat, inclusive em ambientes urbanos.
Distinção entre as peçonhentas, semipeçonhentas e não peçonhentas
Fossetas
Existem alguns critérios básicos para distinguir serpentes peçonhentas de não peçonhentas a uma distância segura. O primeiro deles é a presença de um orifício entre o olho e a narina da serpente, denominado fosseta loreal, que possui função termorreceptor, ou seja, é utilizado para perceber a presença de calor, o que permite à serpente caçar no escuro presas
que
tenham
corpo
quente
(homeotérmicas), tais como mamíferos e aves. Toda a serpente brasileira
que
possui
esse
orifício
é
peçonhenta. A única exceção para essa regra é a