Plano de Resíduos Sólidos
Os resíduos provenientes das atividades humanas requerem cuidados específicos por apresentarem grandes índices de contaminação, principalmente no solo, ar e cursos de água.
O Gerenciamento Integrado de Resíduos – GIR é gerenciar o resíduo adotando um conjunto articulado de ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento, com base em critérios sanitários, ambientais e econômicos para coletar, tratar e dispor os resíduos sólidos, que visa buscar o conhecimento detalhado do ciclo completo dos mesmos, desde a sua geração até o seu destino final. O gerenciamento de resíduos busca alternativas que visem à transversalidade dos diferentes tipos de resíduos, conservando o meio ambiente, a recuperação dos materiais potencialmente recicláveis, qualidade de vida, entre outras (PARANÁ, 2005).
Gerenciar estes resíduos é a forma com que a Prefeitura Municipal, órgão responsável pela destinação dos resíduos sólidos do município, tem em atenuar os impactos advindos deste passivo. Essa iniciativa em relação à destinação ecologicamente correta dos resíduos sólidos já vem desde 2002, quando ocorreu a implantação da coleta seletiva. Esta mesma, em parceria com a Associação Comercial, Escolas Estaduais, Escola Municipal, EMATER, Associações Comunitárias, e outras entidades, que se incumbiram na divulgação e adequada conduta dos processos de separação para a destinação final e a manutenção do sistema operante até o presente momento.
No final do ano de 2006, mais uma etapa do projeto foi concluído com a implantação e liberação do licenciamento ambiental do aterro sanitário no município. Este projeto tem auxiliado na valorização do ser humano, por evitar os lixões ao céu aberto, propiciando assim a idealização de um trabalho sócio-ambiental.
Atualmente são vários os tipos de resíduos gerados todos os dias em nosso município e no mundo, em torno das diversas atividades, sejam elas domésticas, públicas, comerciais ou industriais. Hoje a humanidade vive o