purificacao de compostos organicos
Geral
Brown, T. L., LeMay Jr., H. E., Bursten, B. E., Burdge, J. R. Química a Ciência
Central Editora Pearson Prentice Hall.
Brady, J.E., Russell, J.W., Holum, J.R. Química A Matéria e Suas Transformações
Volumes 1 e 2. Editora LTC.
Masterton, W.L., Slowinski, E. J., Stanitski, C. L. Princípios de Química Editora
Guanabara.
Estudo da Matéria. Classificações da matéria. Estados da Matéria. Propriedades da matéria.
Mudanças de fase, Diagramas de fases.
1 - Introdução:
Química é a ciência que estuda a matéria e sua composição, propriedades, estrutura e reações.
Matéria é o material do qual o universo é constituído. Em outras palavras é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço. Em qualquer de seus três estados físicos estáveis - sólido, líquido ou gasoso, a matéria pode ser homogênea ou heterogênea.
O estudo da composição da matéria envolve os aspectos relacionados à homogeneidade, assim como a identificação e quantificação de seus constituintes.
A observação das propriedades da matéria tem como objetivo a caracterização de seus comportamentos físicos e químicos perante diferentes condições às quais pode ser submetida. Para a Engenharia este estudo é fundamental para escolha dos materiais adequados às diferentes condições de aplicação.
A estrutura da matéria pode, em um plano mais simples, estar associada ao estado físico desta. Uma análise mais complexa pode, por exemplo, identificar diferentes graus de organização no estado sólido. Como resultado tem-se o conhecimento da existência de estruturas bastante organizadas (cristalinas) e de estruturas amorfas e da importância das mesmas no comportamento e aplicação dos materiais. Finalmente, podemos caracterizar a estrutura da matéria a níveis moleculares e atômicos, que permitem prever diretamente a maioria de suas propriedades físicas e químicas.
O estudo da reatividade dos materiais permite conhecer a capacidade de transformação em novos materiais, assim como sua vulnerabilidade em