QUESTIONÁRIO – CARACTERIZAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS
ENGENHARIA DE PETRÓLEO – NOITE
QUESTIONÁRIO
CARACTERIZAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS
MACEIÓ
2014
CARACTERIZAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS
Relatório da aula prática em laboratório,
MACEIÓ
2014
1. O que é o reagente de Lucas?
O reativo de Lucas é uma solução de cloreto de zinco em ácido clorídrico concentrado utilizado para a identificação de álcool primário, secundário e terciário, levando em conta a velocidade da reação. Os álcoois com menos de seis carbonos são solúveis nesse reagente, mas os haletos correspondentes não são.
2. Ate quantos carbonos na molécula de álcool, o teste de Lucas deve ser utilizado? por que?
Deve ser utilizado para alcoóis de cadeia carbônica de até três carbonos.
3. O que é reagente TOLLENS? Como se identifica que este teste foi positivo?
É uma solução amoniacal de nitrato de prata muito utilizada para diferenciar aldeídos de cetonas. Os aldeídos reduzem o cátion da prata que compõe o reativo, isso ocasiona a formação de prata metálica que é depositada nas paredes do recipiente, indicando que o teste foi positivo.
4. Que tipo de substância dá teste positivo com o reagente de TOLLENS?
O reativo de Tollens, devido ao alto poder de redução, reage apenas com os aldeídos e com α-hidroxi-cetonas, e não reage com cetonas.
5. Que tipos de grupamentos podem ser identificados através da reação do iodofórmio? Porque os álcoois secundários (-CHOHCH3) apresentam teste positivo?
O teste do iodofórmio serve para a detecção dos grupos CH3CO-, e na distinção entre cetonas (R-CO-R) e metil-cetonas (RCOCH3). Este ensaio é positivo com amostras que contêm os grupos CH3CO- ligados a um átomo de hidrogênio ou um átomo de carbono que não tem hidrogênios muito ativos.
6. Escreva a equação e o mecanismo da reação de formação do iodofórmio.
O iodofórmio pode ser obtido a partir da