reabilita o auditiva para idosos doc
INTRODUÇÃO
A presbiacusia é um problema que atinge 63% dos idosos.
Efeito: tem um efeito adverso no estado funcional, na qualidade de vida entre outros.
Caracterização: pode ser caracterizada por uma degeneração coclear que atinge a parte basal da cóclea, afetando a percepção auditiva nas frequências altas.
De forma mais específica, pode-se observar quatro tipos de histopatologia, sendo assim:
Sensorial: atrofia de evolução lenta das células ciliadas e de sustentação do órgão de Corti. Na configuração audiométrica caracteriza-se por perda abrupta acima de 2000 Hz, discriminação de fala boa, recrutamento presente e possibilidade de ausência do reflexo do estapédio nas freqüências altas.
Neural: lesão degenerativa dos neurônios cocleares, sendo mais acentuada na espira basal. Este tipo de presbiacusia caracteriza-se pela presença de manchas atróficas nas espiras médias e apical da estria vascular, sendo que a configuração audiométrica caracteriza-se pela perda acentuada da discriminação da fala. Para este tipo de presbiacusia os benefícios do Auxiliar Auditivo podem ser limitados.
Metabólica (estria): caracterizada pela presença de manchas atróficas nas espiras médias e apicais da estria vascular, apresenta a seguinte característica audiológica: curva plana com excelente discriminação de fala. Estes pacientes podem obter benefício com o AA.
Condutiva (mecânica): decorre de processos atróficos da cóclea aumentando a rigidez do ducto coclear e alterando o movimento mecânico da membrana basilar. As características audiométricas são: linha descendente da condução óssea e discriminação de fala boa, o que torna satisfatório o uso do AA. O fenômeno do recrutamento com frequência está ausente.
A audição, o primeiro dos sentidos a apresentar perda funcional detectada objetivamente, pode prejudicar a comunicação e comprometer os relacionamentos interpessoais, levando o indivíduo