Trabalho
3.1 Caracterização da Pesquisa
Baseado na caracterização de Luciano (2001) este estudo é classificado como do tipo aplicado, de natureza qualitativa, quantitativa, exploratória, descritiva, bibliográfica. No intuito de atingir os objetivos da pesquisa, relacionados à recuperação funcional dos trabalhadores, expostos ao trabalho pesado. A pesquisa foi realizada na Clínica de Fisioterapia da UNESC.
3.2 Caracterização da Amostra
A população envolvida na pesquisa referiu-se aos trabalhadores de serviços gerais da UNESC. Sendo uma pesquisa com direcionamento intencional quanto a sexo, faixa etária e com cargo efetivo na instituição. O setor envolvido apresenta 83 (oitenta e três) funcionários efetivos, envolvendo os turnos matutino e vespertino, com predominância do sexo feminino.
De forma a delimitar a população, o estudo obteve critérios de inclusão como: trabalhadores efetivos do apoio logístico; faixa etária de 25 a 40 anos; do sexo feminino; com sintomatologia osteomuscular acometendo os Membros Superiores e Coluna Cervical identificados no questionário; não apresentando registros de cirurgia na região que acometem os sintomas. Os fatores de exclusão foram: indivíduos não efetivos no trabalho; funcionários de serviços gerais de outros departamentos; os que não apresentavam sintomatologia de LER/DORT e fora da faixa etária pré-definida.
Para melhor conhecimento foi constatada a quantidade de funcionários de serviços gerais da UNESC. Devido ao número elevado de colaboradores a pesquisa, foi direcionada para os funcionários efetivos, que totalizaram 83 (oitenta e três) trabalhadores. Mediante aos fatores de inclusão relacionados à idade, 35 (trinta e cinco) trabalhadores foram selecionados para o estudo, destes 10 (dez) foram excluídos, pois, trabalham nas filiais e centros de pesquisa.
Com isso a amostra se restringiu em 25 (vinte cinco) funcionários de serviços gerais do Apoio Logístico da UNESC, sendo que, todos desempenham