Gestão Escolar
“(...) o sucesso de uma gestão escolar, em última instância, só se concretiza mediante o sucesso de todos os alunos. Daí porque é preciso manter como norte a gestão para uma comunidade de aprendizes.” (VIEIRA, 2007 in RODRIGUES, 2011) A escola observada apresenta um modelo de gestão da atualidade, trabalhado por Libâneo, 2001, em que se tem a intenção de trabalhar com as interações sociais que surgem tanto dentro quanto fora da escola. A gestão acontece a partir de uma construção em que todos os integrantes da Escola participam. CAREGNATO e GENRO (2013) afirmam que a diferença é uma realidade concreta, pois faz parte do processo humano e social, em que os seres humanos aplicam suas práticas habituais, encontradas nos processos históricos. É papel da gestão escola por em debate o tema das diferenças, já que seu sucesso será alcançado ao formar indivíduos para um bom convívio social.
“Se a educação é um direito fundamental e passa a ser também um direito humano, ela deve promover o desenvolvimento humano e a possibilidade de aprendizado prático sobre a convivência com maneiras de ser capazes de afirmar legitimidade de presença e reconhecimento no espaço público, como é o ambiente escolar”. (CAREGNATO e GENRO, 2013, pg. 24)
A escola pública é como um laboratório das produções sociais. Assim, as opções feitas na Escola constroem indivíduos que devem aprender a conviver e aceitar as diferenças, respeitando, tolerando e construindo regras, oportunizando o bom convívio. Percebe-se
TEMA
O tema deste Projeto compreende a gestão da diversidade cultural para a comunidade escolar. Assim,