Questionario sobre o livro Minhas Memorias de Lobato
1. Cite alguns dados relevantes da biografia de Monteiro Lobato.
2. Uma das primeiras experiências de Lobato como escritor ocorreu na época em que cursava a faculdade de Direito. Lobato e alguns amigos criaram um grupo que se chamava Cenáculo e, posteriormente, começaram a escrever textos para um jornal intitulado “Minarete”. Fale sobre grupo Cenáculo, as pessoas que o compunham, o que faziam, o surgimento do jornal “Minarete” e o que era publicado nele.
3. Após a morte do avô, Lobato herda uma fazenda no interior paulista. Apesar de não almejar ser um fazendeiro, ele viu na herança a possibilidade de enriquecer, comprar uma casa na cidade e, assim, poder dedicar ao ofício de escritor. Entretanto, os sonhos de Lobato não saem exatamente como ele esperava. Por quê?
4. Explique como surgiu a figura do Jeca Tatu, personagem mais famoso do escritor, e o que ele representa.
5. O personagem Jeca Tatu representa o homem do interior do Brasil que vive do trabalho braçal nas lavouras. A classe representada por esse personagem já havia sido retratada em outras obras literárias brasileiras, mas em perspectivas diferentes. Quais são as diferenças entre esses personagens?
6. Após vender a fazenda, Lobato mudou para São Paulo e começou a escrever para jornais e revistas. Em um desses artigos, ele criticou o trabalho de Anita Malfatti, uma pintora renomada da época, e a postura do escritor nesse artigo fez com que críticos de literatura o considerassem um “moderno antimodernista”. Por que ele criticou o trabalho dessa pintora? Por que Lobato seria um “moderno antimodernista”?
7. Explique como Monteiro Lobato entrou no mercado editorial brasileiro e o que ele fez para popularizar a leitura no país.
8. Como surgiu a ideia de escrever livros infantis? O que contribuiu para que eles fizessem tanto sucesso?
9. Faça um texto resumindo o envolvimento de Monteiro Lobato com questões políticas e econômicas do Brasil.
10.