portugues
Jorinda e Joringel.
Jorinda e Joringel
Uma velha bruxa, de quem todos tinham muito medo, e que vivia num velho castelo situado no meio de um bosque muito denso. Podia transformar-se num gato ou numa coruja e recuperar o seu aspecto normal quando lhe apetecia. Ninguém conseguia aproximar-se do seu castelo sem ficar paralisado por um feitiço.
Numa pequena povoação perto do terrível castelo, vivia a rapariga mais bonita de toda a região. Chamava-se Jorinda, e o seu noivo, que também era um jovem muito bem parecido, Joringel. Os dois amavam-se profundamente. Um dia o casal foi passear pelo bosque e, de repente, sem saber porquê, Jorinda ficou cheia de medo. Quando quiserem regressar a casa viram que estavam perdidos.
Andavam sem rumo pela floresta quando Joringel avistou ao longe o que parecia ser uma casa. No entanto, ao aproximarem-se, viram que se tratava do velho castelo da bruxa. Nesse mesmo instante, apareceu à sua frente um gato muito feio e, em apenas um segundo, a rapariga transformou-se num rouxinol.
Depois, o felino adoptou a forma humana, mostrando ser uma bruxa, que agarrou em Jorinda para a levar consigo ao mesmo tempo que dizia a Joringel:
– Nunca mais vais voltar a vê-la! Estás a ouvir?
Mas não te preocupes: vais esquecê-la muito rapidamente!
– O que será de mim? – lamentava-se Joringel, enquanto via a bruxa afastar-se com a sua amada.
Então, as árvores do bosque e um estranho fantasma atacaram o jovem até que este perdeu os sentidos. Quando acordou, Joringel estava numa casa que não conhecia e onde viviam uma mulher e a sua filha. Elas explicaram-lhe que o tinham encontrado no bosque e que o tinham levado para sua casa para o tratar. O jovem decidiu ficar e recuperar-se, para assim poder libertar a sua amada.
– O que estará a fazer a minha adorada Jorinda? – suspirava, cada vez que pensava na sua noiva.
Um dia, Jorindel reparou que, tal como a bruxa lhe tinha dito, começava a esquecer a sua amada. Mas nessa mesma noite teve um