Genetica
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUALIDADE DE VIDA E
SUSTENTABILIDADE
São Bernardo
2014
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE
A educação Ambiental busca a valorização da vida, uma de suas finalidades é conscientizar o ser humano a ter comportamentos ambientais adequados como por exemplo não jogar lixo pela janela do carro, por mais que seja um papel de bala, é uma situação que nos deparamos diariamente, devemos nos reorientar para um ocorrer um desenvolvimento mais sustentável com o objetivo de preservar nossos recursos naturais e a diversidade do planeta, para termos assim um ambiente ecologicamente saudável, pois isso é um direito de todos.
A qualidade de vida envolve a saúde física, o bom estado psicológico como o bem estar, as relações sociais como a vida familiar, a vida sexual, as crenças do indivíduo, ela se define pelo grau de satisfação, no que diz a respeito ás suas necessidades, se resume na satisfação de viver.
O conceito de qualidade de vida, portanto, transcede o conceito de padrão ou nível de vida, de satisfação das necessidades humanas do TER para a valorização da existência humana do SER e deve ser avaliada pela capacidade que tem determinada sociedade de proporcionar oportunidades de realização pessoal a seus indivíduos no sentido psíquico, social e espiritual ao mesmo tempo em que lhes garante um nível de vida minimamente aceitável.
O meio ambiente exige que a educação ambiental enfrente um desafio de mudanças de mentalidades sobre as idéias de modelo de desnevolvimento baseado na cumulação econômica, no autoritarismo político, no saque aos recursos naturais, no desprezo, às culturas de grupos minoritários e aos direitos fundamentais do homem". Essa "educação política deve estar empenhada na formação do cidadão nacional, continental e planetário baseando-se no diálogo de culturas e de conhecimento entre povos, gerações e gêneros. Devemos