Jogos e brincadeiras na educação infantil
Delimitação do tema: O jogo e a brincadeira no desenvolvimento integral da criança de quatro a seis anos na educação infantil. 1. Introdução e Problematização. Este estudo apresenta uma reflexão sobre a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças de quatro a seis anos, as quais frequentam a Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato de Pindaré-Mirim. Quatro professoras de Educação Infantil e trinta crianças serão pesquisadas. As professoras serão entrevistadas, procurando mostrar qual a visão que se tem sobre brincadeiras e jogos e como essas brincadeiras são desenvolvidas em sala de aula. As crianças serão observadas para avaliar se realmente o lúdico contribui para o desenvolvimento integral dos mesmos. Com base nessas considerações, os problemas de pesquisas são: * As professoras que atendem os alunos de quatro a seis anos da Escola Monteiro Lobato sabem da importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil e os desenvolvem? * E as crianças de quatro a seis anos da Escola Monteiro Lobato estão sendo estimuladas, no seu desenvolvimento integral através do lúdico?
2. Objetivos 3.1 Objetivo Geral Apresentar um estudo sobre o lúdico, jogos e brincadeiras, a fim de apontar a importância deles no desenvolvimento integral da criança de quatro a seis anos da Escola Monteiro Lobato. 3.2 Objetivos Específicos
Verificar se as professoras da educação infantil sabem da importância de jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral das crianças e se esses recursos são aplicadas adequadamente, quanto a idade das crianças e os objetivos propostos.
Observar e analisar as aulas durante a aplicação de jogos e brincadeiras, verificando se estes estão possibilitando nos alunos a construção do conhecimento, do raciocínio lógico, pensamento reflexivo e a criatividade.
Contribuir,