queria criar a conta
NaHCO3 + HCl → NaCl + H2O + CO2. É o principal componente do sal de frutas, que contém ainda ácidos orgânicos sólidos, como o ácido tartárico, o ácido cítrico e outros. A efervescência do sal de frutas se deve a liberação do gás carbônico (CO2).
Na higienização bucal, na forma de bochecho o bicarbonato de sódio atua na neutralização dos ácidos que atacam o esmalte dentário, também para o combate de aftas.
O bicarbonato de sódio é utilizado na fabricação de fermento para pães, bolos, biscoitos, etc. Quando o bicarbonato de sódio é aquecido, há liberação do gás carbônico (CO2), que faz a massa crescer.
2NaHCO3 → Na2CO3 + H2O + CO2. O bicarbonato de sódio também é usado na fabricação de extintores de espuma, que possuem em compartimentos separado, bicarbonato de sódio (NaHCO3) e ácido sulfúrico (H2SO4). Quando o extintor é acionado, o NaHCO3 mistura-se com o H2SO4 e essa reação produz CO2, que apaga o fogo. Esses extintores não são utilizados para apagar o fogo em instalações elétricas, porque a espuma é eletrolítica (conduz corrente elétrica).
O Bicarbonato de sódio é utilizado no tratamento de água para piscinas como controlador de pH (agente tamponante). Veja agora, algumas de suas propriedades:
Apesar de apresentar hidrogênio na sua estrutura (NaHCO3), ele não é classificado como um sal ácido e sim como um HIDROGENO-SAL, devida a presença do hidrogênio. Este sal quando adicionado na água, mostra por sua hidrólise salina (reação de um sal com á água) que o mesmo apresenta características básicas (pH >7), por ser um sal proveniente de uma base forte (NaOH) e de um ácido fraco