Conteúdos da Linguística
Disciplina científica que se dedica ao estudo do funcionamento da linguagem e das línguas naturais. A linguística atual tem desenvolvido diversas linhas de investigação, cujos estudos e progressos contribuíram para a formação de verdadeiras subdisciplinas dentro da linguística, em que a interdisciplinaridade é uma constante na sua metodologia de análise. As principais linhas de investigação na linguística contemporânea são:
*Linguística geral: estudo dos princípios gerais e translinguísticos subjacentes ao uso e funcionamento das línguas naturais, independentemente da sua especificidade e diversidade.
*Fonética: estudo da realidade acústica, do funcionamento articulatório e anatómico e da interpretação percetiva dos sons de uma determinada língua natural.
*Fonologia: estudo do sistema sonoro de uma língua, das regras subjacentes à combinação desses sons e do modo como esses sons exprimem distinções de significado.
*Prosódia: estudo da dimensão suprassegmental da língua e do impacto, do ponto de vista comunicativo, que essa dimensão exerce na língua, ou seja, a prosódia dedica-se à análise das variações sofridas pela frequência fundamental (também entoação), pela intensidade e pela duração de certos segmentos linguísticos.
*Morfologia: estudo da formação e da estrutura interna das palavras na língua.
*Sintaxe: estudo das regras subjacentes à organização das palavras numa frase gramaticalmente bem formada.
*Semântica: estudo do significado da produção e interpretação de palavras e frases.
*Pragmática: estudo do uso da língua em contexto por oposição ao estudo do sistema da língua.
*Análise do discurso: estudo do uso e funcionamento dos vários tipos de organização discursiva (como o discurso narrativo, descritivo, argumentativo, explicativo, dialogal, entre outras possibilidades tipológicas).
*Linguística histórica (ou diacrónica): estudo da origem e evolução de uma dada língua ao longo de um certo período temporal.
Linguística