Exame
Prova Escrita de Português
Alunos com deficiência auditiva de grau severo ou profundo
12.º Ano de Escolaridade
Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho
Prova 239/1.ª Fase
Critérios de Classificação
11 Páginas
2014
Prova 239/1.ª F. | CC • Página 1/ 11
critérios gerais de classificação
A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos apresentados para cada item e é expressa por um número inteiro.
As respostas ilegíveis são classificadas com zero pontos.
Em caso de omissão ou de engano na identificação de uma resposta, esta pode ser classificada se for possível identificar inequivocamente o item a que diz respeito.
Se for apresentada mais do que uma resposta ao mesmo item, só é classificada a resposta que surgir em primeiro lugar.
No presente ano letivo, continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo Ortográfico de 1945, quer no de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias na mesma prova.
Itens de seleção
Nos itens de escolha múltipla, a cotação do item só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a opção correta. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.
Nas respostas a estes itens, a transcrição do texto da opção escolhida deve ser considerada equivalente à indicação da letra correspondente.
Itens de construção
Resposta curta e completamento
Nos itens de resposta curta e nos de completamento, são atribuídas pontuações às respostas total ou parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.
Nestes itens, são efetuados os descontos relativos a todos os erros assinalados nas respostas, de acordo com os fatores de desvalorização no parâmetro da correção linguística (cf. quadro da página 3).
Se da aplicação dos fatores de desvalorização no parâmetro da correção linguística resultar uma