Relatório de Estágio II
2.1 OBJETIVO(S): PRIMEIRA E SEGUNDA REGENCIA
Na primeira regência, além de conhecer ao final da aula os alunos deveriam saber identificar e perceber as diferentes variedades linguísticas regionais do Brasil e que a língua portuguesa brasileira é constituída por diferentes variedades linguísticas. Introduzimos o assunto, inicialmente solicitando que os alunos conceituassem as variedades linguísticas. Ficou claro, a maneira como eles poderiam identificar as diferentes variedades linguísticas da Língua Portuguesa, situando a variedade regional. Além disso, os alunos aprenderam como proceder em situações de desrespeito e desvalorização das variações linguísticas regionais.
Ao apresentar a definição e exemplos das variedades linguísticas através de textos orais e escritos reforçamos a idéia de como os alunos devem agir para valorizar a cultura regional como representação da identidade cultural de uma comunidade. Percebemos através da realização da pesquisa na comunidade, que para ensinar faz-se necessário a utilização de métodos e recursos disponíveis de modo efetivo sem, contudo ficar preso a um procedimento rígido. O ensino como já vimos em sala de aula, não é algo meramente mecânico, ele envolve a capacidade de encontrar soluções imediatas para os vários problemas que possam surgir dentro de uma sala de aula. Houve aprendizagem, por parte dos alunos, eles realizaram a atividade proposta, produzindo textos bem interessantes.
Na segunda regência, os alunos ao final da aula deveriam obter uma postura crítica e desenvolverem o senso de preservação do meio ambiente. Introduzimos o assunto solicitando a participação dos alunos para que eles falem sobre como ajudar na preservação do meio ambiente, foram colocados vários exemplos pelos alunos e por nós estagiários, ficando subentendido a importância de se preservar da natureza, com o auxílio dos textos orais e escritos foi possível reforçar o debate, aumentando as possibilidades para o