Quente demais?esfrie
Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional.
É possível pensar inúmeras alternativas para indivíduos e grupos lidarem com os conflitos. Estes podem ser ignorados ou abafados, ou sanados e transformados num elemento auxiliar na evolução de uma sociedade ou organização.
Se observarmos a história, até há pouco tempo a ausência de conflitos era encarada como expressão de bom ambiente, boas relações e, no caso das organizações, como sinal de competência. Alguns profissionais viam o conflito de forma negativa, como resultante da ação e do comportamento de pessoas indesejáveis, associado à agressividade, ao confronto físico e verbal e a sentimentos negativos, os quais eram considerados prejudiciais ao bom relacionamento entre as pessoas e, conseqüentemente, ao bom funcionamento das organizações. conflitos ocorrem em todos os lugares e ambientes, seja de trabalho, acadêmico, lazer e outros. Os conflitos fazem parte de nossa vida pessoal e profissional. Até há alguns anos atrás sempre que se mencionava a palavra conflitos a tendência era evitar até mesmo a discussão sobre o assunto.
Ao longo da evolução do homem e dos estudos do homem como ser social passou-se a dar importância ao estudo das formas de enfrentar os conflitos e, até mesmo, como solucionar conflitos.
A todo instante, no ambiente familiar, no ambiente acadêmico e no ambiente de trabalho estamos sujeitos a nos deparar com situações de conflito.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Os conflitos no relacionamento
Todos os dias as pessoas estão sujeitas a passar por conflitos em qualquer área da vida, e no ambiente de trabalho não poderia ser diferente. Neste ambiente as pessoas convivem com outras pessoas de opiniões, pontos de vistas e crenças diferentes e que podem levá-las a algum tipo de conflito. Mas nem