Apresenta O
Uma presença universal A emissão de gases do efeito estufa e o aquecimento global
Componentes: Clara Boone Carneiro, Debora Gonçalves, Izabelly Dalvi, Lilian Silva,
Maria Vitória Engellender
O efeito estufa é um fenômeno natural que tem como finalidade manter a temperatura do planeta propícia à vida, impedindo que a Terra esfrie demais, porém, segundo pesquisas, as ações do ser humano têm intensificado esse processo por meio do aumento da emissão de gases, produzidos principalmente através da queima de combustíveis fósseis e da pecuária.
O aquecimento global é resultado do lançamento excessivo de gases de efeito estufa, sobretudo o dióxido de carbono
(CO), na atmosfera.
Esses gases formam uma espécie de cobertor cada dia mais espesso que torna o planeta cada vez mais quente e não permite a saída de radiação solar.
O excesso de gases na atmosfera retém mais calor, provocando aumento da temperatura no planeta, e caso não ocorra um retrocesso na emissão de tais gases, o efeito estufa acarretará diversas modificações no espaço natural e na vida do homem, entre elas:
• Mudanças climáticas extremas;
• Aumento da ocorrência de tornados, furacões e grandes tempestades;
• Perda de espécies da fauna e flora;
• Derretimento das calotas polares e elevação nos níveis dos oceanos;
Exemplos
Em março de 2004, a região o Sul do Brasil registrou um fenômeno climático inédito: o primeiro furacão formado no país.
O Catarina atingiu as áreas costeiras de Santa Catarina e do Rio
Grande do Sul, causando prejuízos de mais de R$ 1 bilhão e 11 mortes. (O aparecimento de um furacão no Brasil é consequência do aquecimento global, causado principalmente pela emissão de gases na atmosfera
Exemplos
A instabilidade térmica também é outro problema causado pelo aquecimento global. Podemos perceber que, as quatro estações do ano (verão, outono, inverno e primavera) já não estão tão definidas como antes, o que gera enormes prejuízos, principalmente para a agropecuária.