Efeito Estufa
O efeito estufa é um processo natural que impede que a temperatura em nosso planeta esfrie mais do que deveria, favorecendo assim a continuidade da vida na Terra. Porém em tempos de avanço quase que irrefreável da industrialização, ações do homem como a emissão de gases poluentes têm acelerado esse processo, fazendo com que a temperatura fique cada vez mais quente a cada ano.
Do total de raios solares que atingem o planeta, quase 50% ficam retidos na atmosfera; o restante, que alcança a superfície terrestre, aquece e irradia calor. Esse processo é chamado de efeito estufa.
Apesar de o efeito estufa ser figurado como algo ruim, é um evento natural que favorece a proliferação da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, certamente não teríamos tantas variedades de vida. Contudo, recentemente, estudos realizados por pesquisadores e cientistas, principalmente no século XX, têm indicado que as ações antrópicas (ações do homem) têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO2.
Os principais causadores do Efeito Estufa
- aquecimento global
- gases do efeito estufa
- poluição
- planeta terra
- emissão de gás carbônico
- poluição do ar o dióxido de carbono (CO2), que é produzido pela queima de combustíveis fósseis, óxido nitroso (N2O), metano (CH4) e o cloro-flúor-carboneto (CFC).
A grande massa de gases emitidos por indústrias e carros (os gases do efeito estufa) forma uma camada sobre grandes cidades impedindo que o calor se dissipe por completo, fazendo o papel literal de uma estufa sobre aquela região. Isto é o que vem acontecendo em todo o planeta, os gases emitidos pelo mundo acumulam-se na atmosfera formando uma camada que impede que o excesso de raios solares seja refletido de volta para o espaço em forma de radiação infravermelha. Como uma estufa, essa camada de gases retém o calor na