Diagrama
1.1 Objetivo
O problema consiste na realização da transmissão e recepção AM de um sinal de voz com demodulação síncrona e assíncrona.
1.2 Conceitos Teóricos Envolvidos
Os conceitos teóricos envolvidos são: sinais e sistemas lineares, filtros, funções de transferência, modulação AM síncrona DSB-SC e assíncrona (com transmissão da portadora), diagrama de Bode, demodulação (síncrona e por detector retificador), circuitos, análise de espectro frequencial, transformada de Fourier.
1.3 Apresentação dos Resultados
Nesta seção serão apresentados os resultados obtidos, juntamente com as discussões e as soluções utilizadas para resolver os problemas solicitados para a modulação AM de um sinal de voz.
A frase utilizada para a transmissão AM foi retirada do filme Pulp Fiction (“English motherfucker, do you speak it!?”). A Figura 1 apresenta o sinal de voz dessa frase no tempo e Figura 2 na frequência.
Antes da transmissão do sinal de voz foi feita uma filtragem do mesmo para eliminar ruídos, visto que o espectro da voz encontra-se no intervalo de (200Hz – 4KHz). Para isso foi projetado um Filtro Passa-Faixa, que limita a largura do sinal a aproximadamente 5kHz, que seguiu as seguintes especificações:
• Banda passante de [200, 3 kHz] com Gp = − 0.2 dB
• Banda filtrada de [5 kHz,∞) com Gs = − 30 dB
Para atender essas especificações foi projetado um filtro de décima ordem. Por meio de tentativa e erro analisando o diagrama de Bode, foram encontrados os valores dos limites da largura de faixa do Filtro, como mostra a Figura 4.
Figura 1 - Sinal de voz no tempo
Figura 2 - Sinal de voz na frequência no Software Audacity
Nota-se pelo áudio que após a filtragem alguns ruídos e sons mais agudos foram filtrados, resultando no sinal apresentado em rosa na Figura 3. Figura 3 - Sinal original (verde) e sinal filtrado (azul) Figura 4 - Diagrama de Bode do Filtro Passa-Faixa (FPF1)
A Figura 5