Diagramas
Engenharia de Software I
Profª Luciana Bolan Frigo
Objetivo
• Apresentar a interação entre objetos:
– Diagrama de sequência e de comunicação de UML
• Seus elementos sintáticos
© Ricardo Pereira e Silva
Introdução
O objetivo dos modelos vistos até agora é fornecer um entendimento do problema correspondente ao sistema a ser desenvolvido. Entretanto, esses modelos deixam algumas perguntas sem respostas. No modelo de casos de uso:
– Quais são as operações que devem ser executadas internamente ao sistema? – A que classes estas operações pertencem? – Quais objetos participam da realização deste caso de uso?
Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML - 2ª edição
3
Introdução
• Para responder às questões anteriores, o modelo de interações deve ser criado. • Esse modelo representa mensagens trocadas entre objetos para a execução de cenários dos casos de uso do sistema. • A construção dos diagramas de interação é uma consolidação do entendimento dos aspectos dinâmicos do sistema. Diagramas de interação representam como o sistema parte da • A modelagem de interações é uma age internamente para que modelagem dinâmica. um ator atinja seu objetivo na realização de um caso de uso. A modelagem de um POO normalmente contém diversos diagramas de interação. O conjunto de todos os diagramas de interação de um sistema constitui o seu modelo de interações.
Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML - 2ª edição
4
Mensagem
O conceito básico da interação entre objetos é a mensagem. Um sistema OO é uma rede de objetos que troca mensagens.
– Funcionalidades são realizadas pelos objetos, que só podem interagir através de mensagens. – Um objeto envia uma mensagem para outro objeto quando o primeiro deseja que o segundo realize alguma tarefa.
Na construção de diagramas de interação, mensagens de um objeto a outro implicam em operações que classes devem ter.
Uma mensagem representa a requisição de um objeto remetente a um