Quente demais, esfrie!
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
“QUENTE DEMAIS? ESFRIE”:
Produção Textual
“QUENTE DEMAIS? ESFRIE”:
Produção Textual
Trabalho de produção textual apresentado Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Relações Interpessoais do Curso de Graduação em Ciências Contábeis.
Orientador: Prof.ª Elisete Alice Zanpronio de Oliveira
PESQUEIRA
2009
INTRODUÇÃO
A maioria das empresas adota o modo de equipes para o melhor desenvolvimento e tomada de decisões. Mas de acordo com pesquisas internas há uma grande dificuldade dos funcionários em trabalhar em equipes. As mesmas dificuldades promovem a interrupção da tomada de decisões sólidas, podendo levar a conflitos pessoais que corroem os relacionamentos, desperdiçando tempo. Surgindo conflitos substanciais, seguida de frustrações e decisões erradas podem levar a disfunção da empresa.
Pode-se definir conflito como uma oposição de idéias e interesses que leva a uma controvérsia. Conflito é o desentendimento entre duas ou mais pessoas, podendo manifestar-se de diversas formas. Os conflitos, se não forem diagnosticados a tempo pelo líder, podem evoluir de forma gradativa.
O aconselhamento para as equipes gerenciais que enfrentam conflitos é afastar-se das questões de relacionamento. Argumenta-se que os conflitos de tarefa podem ser resolvidos através de fatos e da lógica, ao passo que o conflito transforme-se em ataques e confrontos. Os conflitos de tarefa são devido às diferenças de opiniões e decisões de trabalho, enquanto os conflitos de relacionamento se referem a diferenças de personalidade. É comprovado por pesquisas que equipes que se conflitam por causa de tarefas têm melhores