Estudo de um caso bombril
Apesar deste histórico, nem sempre foi assim. Enfrentou problemas financeiros por má administração e entrou em declínio, chegando à beira da falência. A concorrência passou a ser seu maior problema, mas ao mesmo tempo seu principal desafio. Havia o prestígio da marca, mas os seus gestores sabiam que isso não era o bastante. Era preciso adicionar uma nova dimensão: incorporar o cliente, estabelecendo vínculos com os consumidores e assegurando a qualidade dos produtos.
Com o intuito de desenvolver um diferencial competitivo em relação à linha de amaciante, foi lançado o desafio de desenvolver um programa de embalagem para reduzir a diferença de imagem existente entre a Mon Bijou e a Comfort líder da categoria naquela ocasião.
O conjunto de informações (briefing) apresentado pelos diretores e gerentes da Bombril, bem como da equipe Givaudam para a equipe responsável para desenvolver o programa, representou um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.
Foi exposto o histórico a respeito do seu mercado, mostrando as questões dos baixos custos de marcas inferiores, adquiridos apenas pela fragrância. Foi salientando a importância da fragrância com a relevância que a sua duração é curta, quando as peças são colocadas em uso – independente da marca utilizada. Foi informado que a tampa dosadora (componente de alto custo) é dispensável. Mostrou-se também que a marca Comfort é líder de imagem, e que é alvo de desejo, sem levar em conta qualidade e valor. A marca Mon Bijou apesar de tradicional é considerada “apagada”