quem foi Frederick winslow Taylor
TAYLOR (1856-1915) foi o fundador da Administração Científica, nasceu em Filadélfia EUA, foi criado numa família de princípios rígidos e com uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança.
Taylor começou junto com os operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário. Verificou assim que o operário médio produzia muito menos do que era potencialmente capaz. Concluiu que se o operário mais produtivo percebe que recebe a mesma remuneração de seu colega menos produtivo , acaba se acomodando, perdendo o interesse e não produzindo de acordo com sua capacidade. Surgindo assim a necessidade de pagar mais ao funcionário que produz mais.
O ponto de partida de Taylor foi a aplicação dos princípios tecnológicos de sua época ao trabalho manual. Procurou aplicar as operações manuais os mesmos princípios que os projetistas aplicavam as operações das máquinas no séc. XIX. Para isso, ele identificava o trabalho a ser feito, decompunha-o em suas operações individuais, designava a maneira certa de realizar cada operação e, finalmente reunia as operações, desta vez na sequência em que poderiam ser realizadas mais rapidamente e com maior economia de tempo e movimentos.
Para Taylor, as indústrias de sua época padeciam de três males: Vadiagem sistemática dos operários, que reduziam a produção a cerca do que seria normal; Desconhecimento das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização pela gerência; Falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho.
Para sanear esses três males, Taylor se preocupou em criar um sistema educativo baseado na intensificação do ritmo de trabalho em busca da eficiência empresarial e, em uma visão mais ampla, reduzir a enorme perda que o país vinha sofrendo com a vadiagem e ineficiência dos operários em quase todos os atos diários.
Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não