relatorio paia do forte
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFICIONAL E TECNOLÓGICA.
INTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
CAMPUS CATU
Relatório
MINISTERIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFICIONAL E TECNOLÓGICA.
INTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
CAMPUS CATU
O relatório é uma atividade avaliativa do 3º trimestre, da disciplina de Historia que tem como professora Maria Arlinda. Nesse relatório ira constar o q aconteceu na viagem ate a Praia do forte, um pouco da historia do Castelo Garcia D’Ávila e o objetivo do Projeto Tamar .Onde foi realizado pela aluna Gisele Alves Celestino da turma do 2º b Técnico em Química.
Introdução
No dia 16 de outubro de 2013, a partir das 7h:30min a turma de Técnico em Química, fomos conhecer o Castelo Garcia D’Ávila, dirigida pela professora Maria Arlinda. A visita que se iniciou por volta das 10h:30min foi concluída por volta das 16h30min. Por ela pudemos aprender um pouco mais da história da colonização, especificamente a colonização do território sergipano, sobre a qual Garcia D’Ávila, fundado da Casa da Torre, teve muita influência.
Primeiramente, fomos até o Centro de Visitação, uma estrutura formada por várias salas. Nele pudemos ver, logo na entrada, telas que representavam a relação entre índios e brancos durante a colonização. Seguindo, vimos peças arqueológicas. Havia apreciável riqueza de materiais encontrados nas proximidades do castelo: peças que iam desde a pré-história até o período colonial – havia pratos de cerâmica decorados com detalhes azuis, uma caneca de vidro, além das peças de argila.
Castelo Garcia D’Ávila
O Castelo de Garcia D'Ávila, em Praia do Forte, litoral norte da Bahia, foi iniciado em 1551 e concluído em 1624. Suas ruínas estão entre as mais antigas do Brasil. Garcia D'Avila chegou ao Brasil na expedição de Tomé de Souza, em 1549, sendo nomeado o feitor e almoxarife da Cidade do Salvador e da Alfândega. A