Frederick Winslow Taylor
Frederick Winslow
Taylor
Taylor queria provar que a melhor administração é uma verdadeira ciência .
Biografia
Frederick Taylor nasceu em 20 de Março de 1856 em Filadélfia nos Estados
Unidos, no seio de uma família abastada que fez fortuna no negócio das hipotecas. Taylor iniciou a sua carreira profissional com 18 anos como aprendiz de mecânico numa empresa de trabalhos hidráulicos, se formando em engenharia mecânica.
Publicou seu primeiro livro em 1903 onde apresenta pela primeira vez suas ideias sobre a racionalização do trabalho.
Em 1911 publica a sua grande obra intitulada “Principio da Administração
Científica” na qual defende os princípios da teoria da gestão cientifica do trabalho, teoria que esteve na origem de uma verdadeira revolução do sistema produtivo no início do século XX. Além de três livros, Taylor publicou também numerados artigos e monografias curtas.
Morre vítima de pneumonia, no dia 21 de Março de 1915 , um dia depois de ter completado 59 anos de idade.
Contribuições
Taylor, precursor da administração, nos trouxe a possibilidade de desenvolvermos as atuais técnicas nas áreas de automação industrial, qualidade total, treinamento e desenvolvimento do capital. Hoje sua ideologia permeia os manuais técnicos de engenharia da produção, de ergonomia e psicologia industrial, em um ou outro aspecto, sempre encontraremos alguns dos princípios da administração científica instalados nas organizações, toda empresa precisa seguir processos para que se tenha resultados efetivos, mas cabe aos gestores saber conduzir esses processos de maneira adequada e valorizando o que de mais precioso possui, o capital humano. O fato de haver controle, não significa que seja necessário haver autoritarismo, centralização de poder.
Conceitos
Para Taylor seria possível construir o melhor dos mundos: capital e trabalho de mãos dadas. Era o oposto do antagonismo marxista, a utopia taylorista é essa. Sua ideia era um experimento com a