TCC - Economia
A Bolsa de Valores, historicamente, vem prestando serviços ao mercado de capitais e à economia brasileira. Através de suas atividades várias empresas se empenham em encontrar formas alternativas de captar recursos para alavancar projetos e o desenvolvimento comercial. Muitas sociedades comerciais recorrem a bancos para conseguir empréstimos e financiamentos. Contudo, essa forma de captação de recursos muitas vezes não é rentável devido aos altos juros, que acabam inviabilizando os novos investimentos e impossibilitando a execução das metas e do crescimento no ramo de atuação.
A velocidade da circulação do capital demanda um lucro crescente e é através da expansão de negócios que, em um curto período de tempo, a empresa pode progredir e se destacar no ramo de atividade escolhido.
Então, os títulos de renda variável se tornam uma maneira eficaz e transparente para que a empresa execute seus projetos. Através da emissão de ações pode atrair novos investidores que apostem em sua credibilidade e confiem na possibilidade de aumento do capital investido, simultâneo ao crescimento da organização. Uma empresa com capital aberto expõe a transparência das rentabilidades de suas transações, além de ter uma gestão profissional que corresponde à complexidade que este tipo de ação exige. O Mercado de Ações, por sua vez, representa um segmento do mercado de capitais, no qual as empresas captam recursos junto aos investidores sob a forma de participação de capital. Nesse contexto, este estudo contempla a coleta de alguns dados que dispõem sobre a relevância de uma empresa disponibilizar ações, como um meio de atingir seus objetivos de forma eficiente. Pretende-se demonstrar, de maneira sucinta, que os recursos, de longo prazo, advindos de transações na Bolsa de Valores, permitem que as empresas cresçam, gerando emprego e renda, contribuindo dessa forma para o crescimento e desenvolvimento do país.
No capítulo 2 iremos discorrer sobre o sistema financeiro