Lista de Exercicios Economia Regional e Urbana
INSTITUTO DE ECONOMIA
LEANDRO VIEIRA LIMA ARAÚJO / Nº 98204
Lista de exercícios referente ao texto “Concentração e desconcentração e econômica regional no Brasil: 1970/95”.
Wilson Cano (1997)
ECONOMIA REGIONAL E URBANA
Professor: Eduardo Nunes Guimarães
Aluno: Leandro Vieira Lima Araújo
Matrícula: 98204
UBERLÂNDIA
2012
Questão 01: Qual é a hipótese principal do artigo?
A principal hipótese apresentada pelo autor Wilson Cano (1997) se refere a mudança no eixo do processo de desconcentração econômica, o qual se alterou direção entre os anos de 1970 e 1985. Tal alteração direção ocorreu na medida em que a crise na década de 1980 se agravou e com a introdução de políticas neoliberais.
Dessa forma, o autor acredita que a continuidade e expansão de políticas neoliberais, como também a modernização implicaria uma reconcentração espacial produtiva em São Paulo e na região de seu entorno, já que a modernidade se localiza em espaços econômicos com condições especiais para receber novos processos e atividades ou setores que seriam mais complexos e com tecnologias sofisticadas.
Questão 09: Como o autor caracteriza o processo de desconcentração industrial do período 1970/85 e 1985/95?
O autor caracteriza o processo de desconcentração industrial do período 1970/85 como um período de consolidação da implantação da matriz industrial brasileira, de modo que o processo de acumulação exigiria esforço periférico de articulação intensa, necessitando de forma crescente dos recursos naturais. Por essa razão, grande parte dos projetos hidroelétricos, não ferrosos, químicos e petroquímicos foram implantados na periferia, o que estimulou o seu crescimento.
Na década de 60 foram aplicadas políticas de desenvolvimento regional, o que provocou uma desconcentração industrial na região. Além disso, nesse período, a taxa de crescimento de São Paulo foi ampliada, caracterizando