Queijos
Qu
Queijos nacionais:
•
•
•
•
Queijo de cabra transmontano
Queijo amarelo da Beira Baixa
Queijo picante da Beira Baixa
Queijo Terrincho
Queijo de cabra transmontano
É um queijo fabricado numa área delimitada que abrange os concelhos de Mirandela, Macedo de
Cavaleiros, Mogadouro e outros concelhos limítrofes.
É um queijo curado, fabricado com leite de cabra da raça serrana. Pasta entra-dura com um baixo teor de humidade(25% a 35%).Maturação durante um período mínimo de 60 dias.
Aroma forte e agradável, e o seu sabor apresenta normalmente um ligeiro travo picante. É um queijo muito apreciado com pão e vinho tinto.
Queijo amarelo da Beira Baixa
Produzido na zona da Beira Baixa.
Queijo curado de leite cru de ovelha ou mistura de ovelha e cabra com coalho animal. Pasta semi-dura e semi-mole conforme o tempo de cura. Crosta ligeiramente amarelada com alguns olhos irregulares.
Aroma intenso mas agradável, sabor limpo ligeiramente acidulado
Pode ser como sobremesa, como entrada ou consumido com pão a acompanhá-lo e marmelada.
Queijo picante da Beira Baixa
O queijo é produzido nos concelhos de Belmonte, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanhaa-Nova, Mação, Oleiros, Penamacor, Proença-aNova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão. Queijo curado de leite cru de ovelha e cabra ao qual se junta coalho animal. Pasta dura e semi-dura, cor branco sujo, acinzentado. Aroma activo e característico. Sabor acentuadamente picante pelo facto do queijo ser continuamente salgado durante os 120 dias de cura.
Pode ser consumido como sobremesa, como entrada ou como merenda, com pão a acompanhá-lo. Pode ainda ser acompanhado por vinho tinto ou café, no fim de uma refeição.
Queijo Terrincho
É produzido em Trás-os-Montes.É o queijo cujo nome provém da raça de ovelha que produz o leite a partir do qual é fabricado. É a denominada ovelha de raça terrincha criada à base de pastagens naturais. Pasta
semi-mole,