Quedas
Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina
Quedas em Idosos: Prevenção
Autoria: Sociedade Brasileira de
Geriatria e Gerontologia
Elaboração Final: 26 de outubro de 2008
Participantes: Buksman S, Vilela ALS, Pereira SRM, Lino VS,
Santos VH
O Projeto Diretrizes, iniciativa conjunta da Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, tem por objetivo conciliar informações da área médica a fim de padronizar condutas que auxiliem o raciocínio e a tomada de decisão do médico. As informações contidas neste projeto devem ser submetidas à avaliação e à crítica do médico, responsável pela conduta a ser seguida, frente à realidade e ao estado clínico de cada paciente.
1
Projeto Diretrizes
Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina
DESCRIÇÃO DO MÉTODO DE COLETA DE EVIDÊNCIA:
Os autores realizaram busca no banco de dados MEDLINE (janeiro de 2001 a agosto de 2007), utilizando as seguintes palavras-chave: “falls” (24.132 artigos),“falls and elderly” (8.027 artigos), “falls, elderly and intervention”
(766 artigos). Os critérios de elegibilidade adotados para inclusão dos artigos foram: desenho e qualidade do estudo, tipo de análise, idioma (inglês e espanhol), idade e desfecho. O tamanho das amostras não foi considerado, em virtude da obtenção de validade externa com diferentes tamanhos de amostra. Foram encontrados 271 ensaios clínicos randomizados e controlados, e meta-análises, envolvendo pessoas com 65 anos ou mais. Revisões sistemáticas foram utilizadas como fonte de contrarreferências, sendo incluídas, por sua importância, algumas anteriores a 2001.
GRAU DE RECOMENDAÇÃO E FORÇA DE EVIDÊNCIA:
A: Estudos experimentais ou observacionais de melhor consistência.
B: Estudos experimentais ou observacionais de menor consistência.
C: Relatos de casos (estudos não controlados).
D: Opinião desprovida de avaliação crítica, baseada em consensos, estudos fisiológicos ou modelos