queda
NADYANNE OLIVEIRA ALBUQUERQUE
QUEDA LIVRE
Aracaju
2013
NADYANNE OLIVEIRA ALBUQUERQUE
QUEDA LIVRE
Relatório de prática experimental apresentado à Universidade Tiradentes como pré-requisito da disciplina Física I, turma N03, ministrada pelo Prof° Antônio José em 2013/2
Aracaju
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. OBJETIVOS 06
3. METODOLOGIA 07
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 09
5. CONCLUSÃO 12
6. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 13
1. INTRODUÇÃO Quando um corpo é abandonado em um espaço que esteja sobre a ação de uma força gravitacional, o mesmo entra em queda livre. A velocidade icicial é nula, visto que o corpo não foi lançado e sim abandonado. A queda livre é justificada pois a aceleração gravitacional sempre está apontada de forma ortogonal para a superfície, ou seja ela sempre aponta para “baixo”.
O cálculo da queda livre não é muito preciso, visto que a força correta de calcular seria num sistema em vácuo livre da resistência do ar, contudo é possível ter valores aproximados que chegam perto da realidade.
2. OBJETIVOS
Estudar o movimento de um corpo em queda livre;
Determinar o valor da aceleração da gravidade local;
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3.1 MATERIAIS UTILIZADOS Os materiais utilizados foram: esfera, eletroímã, sensor ótico, sronômetro digital, chave 2 polos/2 posições, tripé com haste de sustentação, cesta e trena.
3.2. METODOLOGIA
Ligue o eletroímã, posicione a esfera e zere o cronômetro. Com a utilização da trena meça a altura em que se encontra a esfera (distância do eletroímã ao sensor ótico). Estime a incerteza na medida da altura.