A queda
A QUEDA – AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER
Resenha, apresentada como requisito parcial da disciplina Filosofia, ministrada pela professora Dorothee Rüdiger, do curso de Direito da Universidade Paulista (UNIP).
São Paulo
2012
A QUEDA – AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER. Drama histórico; Direção: Oliver Hirschbiegel; Roteiro baseado nos livros escritos pelo historiador Joachim Fest; Elenco: Bruno Ganz, Juliane Köhler,Alexandra Maria Lara, Corinna Harfouch. Distribuição: Europa Filme, DVD ( 2h 36min.)
Temos de ser cruéis. Temos de recuperar a consciência tranquila para sermos cruéis. (Adolf Hitler)
O Filme relata as últimas horas de Hitler no Führerbunker (abrigo do líder) que localizava-se a nordeste da Chancelaria do Reich, a cinco metros de profundidade e protegido por mais quatro de concreto armado. No filme Hitler é interpretado por Bruno Ganz ator suíço de carreira internacional que desempenhou um magnífico trabalho, sendo considerado por muitos o melhor ator a ter interpretado o ditador alemão com perfeição, tanto nas características físicas quanto na personalidade. Para atuar no filme Bruno Ganz treinou o sotaque típico de Hitler tendo o auxílio de um jovem ator, que nascera na mesma área em que o líder alemão. Além disto o ator estudou o comportamento de pacientes que sofriam do mal de Parkinson em um hospital suíço. No filme um grupo de secretárias é lavado a Adolf Hitler que escolhe Traudl Junge (Alexandra Maria Lara), a partir dai há o desenrolar dos últimos momentos de resistência do “Führer”, onde ele alega “eu os vencerei em Berlim ou enfrentarei minha queda”. Dentro do bunker Hitler discute com seus oficiais