Jorge
DANIELE ALVES
VIDA DE JORGE AMADO
SALVADOR
2012
COLÉGIO MEGA
DANIELE ALVES
VIDA DE JORGE AMADO
Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial da 4ª unidade da disciplina de Geografia. Profa. Samantha
SALVADOR
2012
Jorge Amado de Farias nasceu em 10 de agosto de 1912, em Itabuna, Bahia. Passou a infância entre sua cidade natal e Salvador.
Estudou por muitos anos em escola de regime interno: primeiro no Colégio Antônio Vieira e depois no Ginásio Ipiranga, nos quais começou a desenvolver seu lado de escritor com a criação do jornalzinho “A luneta”, o qual distribuíra para colegas e parentes e os “A Pátria” e “A Folha”, do grêmio estudantil. Em 1927, ainda estudante, agora do regime de externato, começou a trabalhar como repórter no “Diário da Bahia”. Nesta época, recebeu titulação no candomblé.
Em 1931, foi aprovado na faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, seu primeiro romance “O país do Carnaval” foi publicado e recebe elogios.
Envolveu-se com o comunismo, como a maioria dos escritores da época, e viu seu romance seguinte “Cacau” ser apreendido por policiais. Por este motivo, passou certo tempo exilado na Argentina. Mais tarde, entre 1936 e 1937 foi preso por se opor ao Estado Novo. Contudo, antes mesmo desse tempo na prisão, o livro “Cacau” foi publicado e também tornou-se um sucesso entre as críticas.
Em dezembro de 1933, casou-se com a primeira mulher, Matilde Garcia Lopes, com quem tem uma filha, Eulália. Um ano depois, publicou os romances “Suor” e “Jubiabá” e formou-se em Direito, quando começaram as perseguições que o levariam a citada detenção.
O livro “Mar morto” é publicado e recebe o prêmio Graça Aranha. E enquanto viajou para o