QUEBRAS E PERDAS NO SUPERMERCADO
Acontece várias quebras no transporte por causa do mau acomodamento das mercadorias no interior do caminhão e pela temperatura interna. Para que isso não aconteça o interior do caminhão deve estar totalmente limpo, higienizado e sem frestas para entrada de insetos e o acomodamento e o empilhamento deve ser realizado de forma que não danifique a embalagem e para os produtos que necessitam de temperatura especifica o caminhão deverá possuir um sistema de refrigeração.
2. Recebimento
O Processo de Recebimento é de vital importância para o controle das quebras em razão do “ritual de passagem”, caracterizado pela entrega dos produtos pelo fornecedor no ponto de venda e/ou no Centro de Distribuição do Varejista.
Padrões Técnicos de Controle de Qualidade minimizam o impacto das quebras no recebimento, além das questões quantitativas e organização em todo o processo.
Merecem destaque os seguintes pontos:
- Aplicação de testes de qualidade de acordo com padrões técnicos que cada produto deve apresentar quanto a consistência, cor, odor, sabor, volume, textura, aroma, temperatura, etc.
- Analisar os prazos de validade de acordo com as regras comerciais estabelecidas previamente.
- Negociar previamente com os fornecedores a “perda” do peso pelo descongelamento natural dos produtos como frangos.
- Agilidade e priorização no recebimento para os produtos com necessidade de temperatura específica.
3. Estoque / Armazenamento
Acontecem muitas quebras no estoque/armazenamento, isto acontece quando os produtos não são armazenados de forma adequada.
Para que isso não aconteça os produtos devem ser armazenados em estruturas que não os danifiquem e deve ser respeitando à temperatura ideal de conservação dos produtos.
E deve organizar o estoque de forma que as reposições priorizem os produtos mais antigos e com prazos de validade mais recentes.
Exposição
Acontecem várias quebras e perdas na exposição, isso acontece quando o prazo de validade dos produtos