Prevenção de perdas
A Prevenção de Perdas é uma ferramenta importantíssima para o alcance do melhor resultado. Esta atua tanto na proteção do patrimônio da empresa, como também na operação da loja. A cada dia tem diversificado sua atuação no sentido de reduzir as perdas, através de ações corretivas e preventivas, entre elas podemos citar: A recepção dos produtos, aferição de temperatura, auditoria de carga, higiene e qualidade, data de validade, translado até o depósito específico, armazenamento específico, exposição dos produtos no salão de loja, proteção com a utilização de antifurto, monitoramento e inventários rotativos.
Atualmente, os consumidores estão sendo cada vez mais exigentes na hora de realizarem suas compras, como essas exigências são mais freqüentes e reais, os supermercados têm que comercializar produtos que estejam dentro das especificações estabelecidas pelos fornecedores e órgãos fiscalizadores, preservando as características originais e dentro do mais elevado nível de qualidade.
A Prevenção de Perdas atua também como órgão auditor e de informação, a equipe que compõe esse setor não executa as tarefas, mas procura sempre informar o que possivelmente poderá causar prejuízos. É atuando dessa forma que participa do processo de elevação dos níveis de qualidade que a empresa definiu como objetivo.
Também realiza no dia-a-dia os check-list de qualidade em todos os setores da loja, com o objetivo de identificar anomalias, desvios, faltas/sobras, furtos, fraudes e colocá-las a disposição dos gestores de operação, para que esses possam resolvê-los.
Esse trabalho tem a proposta, de mostrar a importância da Prevenção de Perdas dentro da operação no varejo e disseminar a cultura da Prevenção de Perdas nesse setor.
A identificação de anormalidades ou produtos que apresentem distorções em relação ao que a empresa definiu como padrão de qualidade, cuidando dos equipamentos de proteção coletiva e individual e a imagem da empresa. São áreas de atuações em