prevencao de perdas
Introdução
Conceito de Perdas:
É o resultado da diferença entre estoque contábil e físico, apurados na ocasião do inventário físico de mercadorias.
Prevenção de Perdas:
No Brasil Prevenção de Perdas é entendida como combate ao desperdício de materiais, com introdução de práticas preventivas para que as perdas identificadas e não identificadas sejam reduzidas.
Prevenção de Perdas é trabalhar no gerenciamento e controle da entrada, permanência e da saída da mercadoria/produto/serviço, no sentido de evitar o desperdício, desde a aquisição até a saída do caixa.
A Prevenção de Perdas normalmente é uma prática que exige um planejamento de longo prazo e cuidados dentro de uma empresa e deve ter o apoio dos níveis de diretoria e gerência, necessitando de plano de ações de curto, longo e médio prazo. Com foco na prioridade de trazer resultados, mensurados financeiramente e geração de valor para organização.
A Prevenção de Perdas é encarada como uma área multidisciplinar porque se lida com processos, pessoas e tecnologia.
Não há como se falar em prevenção de perdas se não houver um engajamento e educação de todos os colaboradores da empresa.
Tipos de Perdas:
Perdas de Estoque: Furtos, quebras operacionais, erros administrativos, fraude de terceiros.
Perdas Financeiras: Assaltos, fraudes de cartões, pagamento de juros indevidos, pagamento em duplicidade.
Perdas Administrativas: São as perdas causadas por desperdício de suprimentos (água, energia, telefone e manutenção).
Perdas Comerciais: Perdas ocasionadas pela ausência de produtos na gôndola, embalagens não apropriadas, prazos de entrega não cumpridos e distribuição incorreta de mercado.
Perda de Produtividade: Ocorridos devido a burocracia nos processos e atividades, demora no atendimento em geral, tempo na execução dos trabalhos acima do tempo padrão e retrabalho.