PLANO DE MARKENTING - CAFETERIA
DISCIPLINA: GESTÃO DE MARKETING
DOCENTE: FRANCISCO ROJO
PLANO DE MARKETING
PLANO DE MARKETING
CAFÉ BRASIL
Cafeteria para jovens da Classe C
Equipe:
Ariella Farina
Fabiana Santana
Flávia Hirata
Juliana Medeiros
Samyra Barbosa
ÍNDICE
1.Resumo Executivo 4
2.Análise da Situação 5
2.1.Mercado da Base da Pirâmide – Público-alvo 5
2.2.Análise Mercadológica – Consumo de Café 8
2.3.Análise da Concorrência 18
2.4.Pesquisa de Mercado – Qualitativa e Quantitativa 20
Observações 24 28 28 28
2.5. Oportunidades de Negócio 30
3. Composto de Marketing 31
1. Resumo Executivo
Tendo em vista as pesquisas sobre o público-alvo e o setor cafeeiro é possível notar uma lacuna no segmento de cafeterias voltadas para o público jovem da classe C.
Os estabelecimentos concorrentes assinalados e estudados ou estão voltadas para os públicos A e B, ou estão localizadas em shoppings – com um conceito “drive thru”.
Desse modo, para atrair a atenção dos jovens da classe C, público que vem crescendo em participação no mercado, a cafeteria precisar localizar-se estrategicamente, já que a maioria trabalha durante o dia e estuda à noite.
Além disso, precisa oferecer acesso à internet e ainda oferecer produtos diferenciados, como derivados e mistura de café e lanches diversos, pois ainda há rejeição de 26% do target em relação ao café.
O ambiente descontraído e confortável, dará maior liberdade para as pessoas ficarem o tempo que quiserem e se sentirem “em casa”.
Outro aspecto importante de nosso empreendimento é o aspecto social, uma vez que formaremos jovens para o mercado de trabalho, oferecendo cursos de barista, e a aplicação prática dar-se-á na própria cafeteria, onde eles trabalharão como aprendizes.
2. Análise da Situação
2.1. Mercado da Base da Pirâmide – Público-alvo
Até bem pouco tempo atrás, a classe C não era