Peps
Importância da área de FLV
Nenhuma outra categoria de produtos nos supermercados é capaz de levar tantos clientes à loja, como a área de FLV.
O fluxo gerado pela área de FLV não beneficia somente a venda desses produtos, mas de muitas outras categorias da loja.
A área de FLV tem grande impacto na percepção dos clientes em relação à qualidade dos produtos e a capacidade competitiva da empresa.
Há diversos estudos mostrando que os perecíveis são os principais fatores para a diferenciação dos supermercados e que estas seções são determinantes na escolha de uma loja pelo consumidor, mais do que o preço. E a área de FLV é fundamental para essa percepção.
Consumo de FLV
O consumo per capita no Brasil está em torno de 40 Kg/ano, contrapondo o consumo per capita dos Estados Unidos que alcança patamares próximos a 143 Kg/ano. Somente 44% da população urbana brasileira consomem frutas e apenas 58% consomem vegetais.
Cabe ressaltar que cerca de 70% do total demandado de FLV está concentrado em três grandes regiões metropolitanas brasileiras: SP, RJ e BH.
Novos hábitos ampliam mercado
Há cerca de vinte anos os produtos de FLV representavam de 2% a 3% da receita das lojas.
O supermercado ampliou o mix de produtos, além de oferecer facilidades como segurança, praticidade, qualidade, preço, limpeza, estacionamento e opções de pagamento. Resultado: a venda de FLV cresceu muito no varejo e hoje representa entre 8% e 12% do faturamento das lojas.
Pesquisa realizada pela Latin Panel, com exclusividade para a APAS, mostra que 40% dos consumidores brasileiros são leais ao canal supermercados. Que 50% dos domicílios