Quebec
Há, basicamente, três tipos de neurônios: Os sensoriais – ou sensitivos – são responsáveis por receber estímulos e levar essa informação para o sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal). Os neurônios associativos, por sua vez, fazem apenas retransmissão de sinais, ou seja, ele pega o impulso de um neurônio e transmite a outro – é um intermediário. Por fim os neurônios motores são aqueles que levam informação do sistema nervoso para um órgão efetuador de resposta (músculos, glândulas).
NERVOS: formados pela junção dos axônios por meio de uma membrana. São fios elétricos.
Os corpos celulares do neurônio se concentram apenas no sistema nervoso central e nos gânglios. A região que possui muito corpo celular adquiri uma cor cinzenta (córtex – parte externa de qualquer órgão). A parte interna vai conter, então, o axônio, e terá coloração esbranquiçada devido à bainha de mielina. Elas formam uma camada de gordura em torno do axônio, a qual possui uma cor branca. No encéfalo a parte externa é cinza e a interna é branca. Na medula espinhal ocorre o inverso. A substância cinzenta fica no meio da medula (fica na medula da medula espinhal). Então na medula da medula ficam os corpos celulares e no córtex da medula fica a substância branca.
O ato reflexo, ou reflexo patelar, acontece da seguinte forma: o médico dá uma martelada no joelho. A terminação nervosa de neurônios sensorial recebe esse estímulo, polariza e o impulso é levado até a medula espinhal. Em seguida o neurônio sensorial transmite o impulso direto para o neurônio motor. E este transmite o impulso direto no músculo da perna, permitindo uma resposta ao estímulo, havendo contração muscular. Ao mesmo tempo o neurônio sensorial vai transmitir o impulso para o neurônio associativo, os quais vão levar o impulso ao nosso cérebro, dando-nos a consciência de que aquilo aconteceu – sensação de batida, movimentação da perna, etc. Por obviedade, a resposta é mais rápida do que a