Quebec - Canadá
Os franceses que iniciaram a colonização da região, anteriormente conhecida como Nova França, estavam interessados no comércio de peles de animais, seja pela caça ou por contatos comerciais com nativos indígenas da região. O nome Quebec significa "estreito" em algonquino, em referência ao trecho estreito do Rio São Lourenço, na região onde fica atualmente a Cidade de Quebec. A partir da década de 1950, um movimento nacionalista começou a crescer em Quebec, que culminou com a realização de duas votações pela separação do Quebec do Canadá. Em ambas as votações, a maioria da população da província votou contra a secessão.
O Quebec possui vastos recursos naturais, entre os quais inúmeros rios, lagos e muitas florestas. Atualmente, o Quebec é o maior produtor de energia elétrica do Canadá; a maior parte dessa energia é gerada em hidrelétricas e em usinas nucleares. A província produz cerca de 26% dos produtos industriais e agropecuários do Canadá. Os principais produtos são alimentos, madeira e derivados, aviões, químicos e roupas.
Quebec é uma das provincias mais ricas do Canadá, localizada no sudeste do país.
A maior parte da população canadense é de origem inglesa, descendentes de colonos britânicos e de norte-americanos. Os indivíduos de origem francesa representam quase 30% do total e concentram-se em Quebec.
Desde a colonização, surgiram movimentos separatistas, dividindo franceses e britânicos. O francês passou a ser a segunda língua oficial do Canadá, embora seja falada pela minoria dos lares. Por meio de um plebiscito, a maioria da população de Quebec manifestou-se contra a separação, mas exigiu direitos específicos e maior