Micro
Sintetizadores
Um sintetizador é composto basicamente por três elementos, que são: 1. Oscilador: Responsável por gerar a primeira informação sobre o timbre: o tipo de onda sonora. É nesta fase que escolhemos qual onda sonora iremos usar, para chegar naquele som mais parecido que está na sua cabeça que você quer tanto fazer.
Em alguns sintetizadores existe uma possibilidade de mesclar dois ou mais ondas em conjunto, que possibilita um timbre único.
2. Filtro: Caso ainda seja necessário, o filtro permite um ajuste desta onda sonora escolhida, como por exemplo, adicionando frequências, ressonância, attack, decay, sustain e release. Os parâmetros mais básicos de um filtro são: Cutoff e Ressonance.
3. Amplificador: É o parâmetro que determina o volume da saída de áudio do sintetizador.
Conclusão: Podemos então afirmar que o som é criado primeiramente em um oscilador, depois passar por modificações pelo filtro e finalizado o som sai pelo amplificador. Hoje veremos alguns parâmetros adicionais do Filtro mais conhecido como Envelope.
Parâmetros de Envelopes
Dentro do envelope encontramos alguns parâmetros super comuns em quase todos os sintetizadores, que são:
1. Attack: É o tempo que o sintetizador leva para atingir seu volume máximo.
Ex: Um sintetizador com o attack no máximo vai começar a soar com o volume do zero, e lentamente vai aumentar seu volume até quando o efeito do attack terminar, o volume e se iguale ao do seu amplificador.
2. Decay: Após o sintetizador atingir seu volume máximo, o decay vai ser então o tempo que o sintetizador levará para cair para o volume de sustentação.
3. Sustain: Basicamente é o volume de sustentação da nota enquanto ela estiver apertada. Se estiver em 80%, o volume de sustentação será de 80%, ou seja, o volume que foi atingido após completar o attack.
4. Release: É o tempo que o amplificador leva para cair ao volume zero assim que a nota é desapertada.
Envelopes