quebec
O Canadá poderá mudar radicalmente suas feições geopolíticas. Geograficamente, a província de Quebec tem cerca de 10% de seu território sobre o vale do São Lourenço e o restante sobre o verdadeiro “baú” de riquezas minerais que é o Escudo Canadense.
Nesta província, vivem mais de 7 milhões de pessoas, aproximadamente um quarto da população do país . O que distingue o Quebec das demais áreas do Canadá, do ponto de vista humano, é que mais de 80% de seus habitantes são franco-canadenses, falam o francês e se consideram descendentes dos colonos que fundaram a ‘‘Nova França’’, no século 16.
As linhas tortuosas da história fizeram com que os britânicos assumissem o controle de Quebec em 1763, logo após o fim da Guerra dos Sete Anos na Europa. Os quebecois (pronuncia-se quebecuá), como são chamados os habitantes de origem francesa da província, nunca aceitaram essa situação. Como resultado, desde o século 18 participaram de inúmeras revoltas, inicialmente contra o domínio britânico, posteriormente contra os canadenses de origem inglesa, que habitavam, principalmente, a província de Ontário.
No século 19, ocorre a unificação do Canadá, com a incorporação das províncias atlânticas (Nova Escócia e Nova Brunswick). Inicia-se, então, a expansão para o acidentado Oeste e para o gélido Norte. Em seguida, o Canadá torna-se independente e transforma-se numa federação de dez províncias e dois territórios. Continua, porém, mantendo estreitas relações com a Grã-Bretanha, na condição de participante da