DECLARAÇÃO DE ECOTURISMO DE QUEBEC
ECOTURISMO DE QUEBEC
Cúpula Mundial de Quebec
2002 o Ano Internacional do Ecoturismo
2002 foi declarado o Ano Internacional de Ecoturismo pela ONU, por meio do
Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP), com a apoio da OMT.
Reuniram-se em Quebec, Canadá entre os dias 19 e 22 de maio de 2002, com representantes do setores públicos, privados e organizações nãogovernamentais de 132 países, formando a Cúpula Mundial de Quebec, com apoio da Tourisme Quebec e Canadian Tourism Commission.
Entre 2001 e 2002 foram realizados 18 reuniões preparatórias envolvendo mais 3 mil representantes governos nacionais e locais (incluindo técnicos de turismo e de meio ambiente), de agências de turismo, de organizações nãogovernamentais, de empresas de consultoria, de universidades e de comunidades locais e indígenas.
Declaração de Ecoturismo de Quebec
Criou um documento que leva em conta o processo de preparação, bem como as discussões realizadas durante a Cúpula. É o resultado de um diálogo multiparticipativo, apesar de não ser um documento negociado. Seu principal objetivo é a definição de uma agenda preliminar e um conjunto de recomendações para o desenvolvimento de atividades de ecoturismo no contexto do desenvolvimento sustentável.
A Cúpula reconhece que o ecoturismo incorpora os princípios do turismo sustentável, considerando seus impactos ambiental, econômico e social, assim como:
Contribui ativamente para a conservação do patrimônio natural e cultural;
Inclui comunidades locais e indígenas em seu planejamento, o desenvolvimento e a operação, e contribuindo para o seu bem-estar;
Interpreta o património natural e cultural do destino para visitantes;
Se presta melhor para viajantes independentes, bem como para passeios organizados para pequenos grupos de tamanho. World Tourism Organization (WTO).
Recomendações propostas
Conjunto de 49 recomendações;
A.