Conceituando Empreendedorismo
Qual é a melhor definição para empreendedorismo?
Empreendedorismo é envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de ideais em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso empreendedor.
Joseph Schumpeter (1949): “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.”
Kizner (1973) tem uma abordagem diferente. Para esse autor, o empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente.
De acordo com Schumpeter, o empreendedor é mais conhecido como aquele que cria novos negócios, mas pode também inovar dentro de negócios já existentes. Outro estudo amplia ainda mais as aplicações do termo empreendedor: Empreendedor nato, empreendedor que aprende, empreendedor serial, empreendedor corporativo, empreendedor social, empreendedor por necessidade, empreendedor herdeiro e o empreendedor “normal”/planejado. Então, o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.
Aspectos referentes ao empreendedor:
1. Tem iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz.
2. Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico onde vive.
3. Aceita assumir os riscos calculados e a possibilidade de fracassar.
O processo empreendedor envolve todas as funções, atividades e ações associadas com a criação de novas empresas.
É possível ensinar empreendedorismo?
Até alguns anos atrás, acreditava-se que empreendedorismo era inato, que o empreendedor nascia com diferencial e predestinado ao sucesso nos negócios. Hoje em dia acredita-se que o processo empreendedor pode ser