Guerra Do Paraguai
Santo Antonio de Jesus
2013
RODRIGO CARDOSO ANDRADE
PROCESSO EMPREENDEDOR
Artigo apresentado ao Curso de Administração /Ciências Contábeis como requisito parcial à aprovação na disciplina de Empreendedorismo sob acompanhamento do Professor Isailton Reis.
Santo Antonio de Jesus
2011
INTRODUÇÃO
A decisão de tornar-se empreendedor pode ocorrer aparentemente por acaso. Mas na verdade, essa decisão ocorre devido fatores externos, sociais e ambientais, e aptidões pessoais. A inovação é a semente do processo empreendedor. As inovações tecnológicas têm sido o diferencial do desenvolvimento econômico mundial. Já o talento empreendedor resulta da percepção, direção, dedicação e muito trabalho. Onde existe talento, há a oportunidade de crescer, diversificar e desenvolver novos negócios. Mas talento sem idéias é como uma semente sem água. Quando o talento é somado à tecnologia e as pessoas têm boas idéias viáveis, o processo empreendedor está na iminência de ocorrer. Mas, existe ainda a necessidade de um combustível essencial: o capital.
CONCEITUANDO EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades.
Joseph Schumpeter (1949) define que o “empreendedor” destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.
O revolucionário é aquele que cria novos mercados, ou seja, algo único. Já o empreendedor é aquele que cria negócios, que inova dentro da empresa já construída, que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ele, assumindo riscos calculados.
Até alguns anos atrás se acreditava que o empreendedor nascia com um diferencial e era predestinado ao sucesso dos negócios. Isto é um