Ecoturismo no Centro-Oeste
O ecoturismo difere do chamado “turismo de massa”, pois enquanto o segundo tem seus objetivos voltados para maximização do lucro através da atração do maior número possível de turistas, o primeiro visa à obtenção de melhores resultados. No ecoturismo o aporte de turistas pode até mesmo ser limitado com o intuito de evitar ou minimizar os impactos sobre o ecossistema do local visitado, o que seria impensável para o turismo de massa.
Um pouco de história
Também chamado de turismo ecológico, o ecoturismo começou a chamar a atenção do setor turístico brasileiro por volta da década de 80 e, principalmente na década de 90, com a maior visibilidade dada às questões ambientais. Para um melhor aproveitamento de todo o potencial do território brasileiro e regularização da atividade ecoturística foi criado em 1987 a “Comissão Técnica Nacional” do projeto “Turismo Ecológico” da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) em parceria com o IBAMA (Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis). O projeto foi iniciado com a implantação de pólos de ecoturismo em todos os estados da Amazônia Legal.
Em 1993 foi fundado o Instituto EcoBrasil, a primeira organização da sociedade civil (sem fins lucrativos) voltada para o fomento da atividade de ecoturismo através de capacitação e treinamento de profissionais e empresários e implementação de estudos, pesquisas e projetos.
Em 1994 foram criadas as “Diretrizes para a Política do Programa Nacional de Ecoturismo” que discorre sobre o potencial turístico do Brasil, os